sábado, 5 de novembro de 2011

15 de Novembro de 1889 (Parte I)


Em 15 de novembro deste ano de 2011, a República Federativa do Brasil faz 122 anos. Cento e vinte e dois anos são suficientes para um sistema de governo se mostrar eficiente ou não em um país. Muitos podem afirmar que esse sistema (republicano) no Brasil funciona. Isso mostra uma profunda ignorância sobre o que é uma verdadeira república. Dizer que o Brasil na época do Império (1822 - 1889) era "pior" do que a república, é ignorância histórica. Os fatos estão aí para serem analisados. Se os analisarmos livres das fontes completamente (e propositadamente) tendenciosas, livres da doutrinação republicana feita a partir de 15 de novembro de 1889, as conclusões seriam outras, sem dúvida alguma.

O Brasil republicano já presenciou sete constituições; inúmeros golpes (militares e civis) e até impeachment. Muitos são os argumentos para embasar a tese de que a "República no Brasil é coisa impossível porque será uma verdadeira desgraça." Esta frase foi escrita por Deodoro da Fonseca, um dos líderes do golpe que depôs o Imperador D. Pedro II e o exilou junto com toda a sua família.

A intenção de começar um ciclo de postagens com o título "15 de Novembro de 1889", é justamente a de esclarecer ou apresentar ao leitor, fatos que ocorreram naqueles dias. Fatos esses que serão transcritos em fonte primária (por quem presenciou os acontecimentos) ou por fontes outras que estão livres do guia politicamente correto republicano. Serão pelo menos mais umas três postagens, pois não pretendo fazer de cada postagem uma longa leitura, como é minha opção desde a primeira postagem deste Blog.

Por hora, o que me é interessante deixá-los cientes, é que o que aconteceu em 15 de novembro de 1889 foi um GOLPE DE ESTADO (derrube ilegal de um governo constitucionalmente legítimo), dado às escondidas por uma pequena parte do Exército brasileiro e SEM apoio popular. Como bem escreveu o jurista, político e jornalista Aristides Lobo (contemporâneo dos fatos):

"Por ora, a cor do governo é puramente militar e deverá ser assim. O fato foi deles, deles só porque a colaboração do elemento civil foi quase nula. O povo assistiu àquilo tudo bestializado, atônito, surpreso, sem conhecer o que significava. Muitos acreditaram seriamente estar vendo uma parada!"

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Proclama%C3%A7%C3%A3o_da_Rep%C3%BAblica_do_Brasil)

Na próxima postagem entenderemos um pouco mais e conheceremos mais histórias interessantes sobre o exílio da Família Imperial brasileira.

7 comentários:

  1. Ia esquecendo de comentar, apesar de que esse post é só de introdução, então vou ficar aguardando pelos próximos :D

    O destaque desse post foi dizer que a proclamação não teve apoio popular, acho essa uma informação muito importante.

    ResponderExcluir
  2. Olá Rodrigo, na minha opinião O problema do Brasil não está na forma de governo, visto que também existia corrupção no regime monárquico (se bem que era corrupção de cargo e não de dinheiro) e as coisas não era as mil maravilhas como você pinta, já que não passávamos de uma colônia inglesa. Para mim tanto faz a monarquia como a república se o brasileiro não se educar. A corrupção está na cerne do brasileiro desde a colônia. Um povo educado e consciente de sua força tanto a república como a monarquia cairá bem, mas para um povo semi-analfabeto e ignorante nenhum regime é válido, pois sempre haverão aqueles que lhes comprarão a consciência no tempo das eleições.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Marcos, realmente é uma informação importante! Aguarde os próximos posts e obrigado pelo comentário!
    ____

    Tronn, pode esperar!

    ResponderExcluir
  4. Caro Cognoscente, antes de mais nada, obrigado pelo comentário!

    A corrupção de cargo existente no Brasil Império era por parte de parte das pessoas públicas, pois extinguir a Corrupção é impossível. Em qualquer dos países. Nunca propus que a Monarquia no Brasil chegaria com este fim! Acontece que os que lideravam a Nação no Império, a começar pelo Imperador, tinham caráter e honra, e os homens públicos que fossem "pegos" fazendo coisas ilícitas entravam na famosa "lista negra" do Imperador. Nunca seria escolhido para um cargo público indicado. Talvez fosse eleito pelo povo, mas não indicado pelo Chefe de Estado da Nação. Hoje na república isso é totalmente diferente. É só olhar os nomes dos Ministros indicados pelos nossos presidentes. :) Entende o que quero dizer?

    Sobre o Brasil ser uma "colônia inglesa", já comentei, inclusive postei sobre isso. É uma afirmação infeliz. Se um país depende economicamente de outras nações, ele é colônia? Assim, todos os países hoje são colônias dos outros, pois a economia mundial depende da economia dos outros países. Uma crise nos EUA afetará o mundo inteiro, por exemplo. Todos são colônias deles? Não vivemos em um mundo onde todos os países são independentes entre si. Politicamente o Brasil ERA SIM um Império forte e independente.

    Concordo que é necessária a educação para fazer valer um regime politico em uma Nação. A questão é: com a república temos chance de alcançar este nível de educação requerido? A resposta é NÃO! Os presidentes e governantes só pensam nas próximas eleições, como você mesmo disse. Com uma Monarquia, o Brasil passará a ter projetos a longo prazo, pois o Chefe de Estado é apartidário e deverá, independente do Chefe de Governo, dar prosseguimento a esses projetos. A única chance de a educação no Brasil dar certo, é com a Monarquia. Não acha?

    ResponderExcluir
  5. Estou publicando este texto no blog Monarquia em Ação, espero que o autor permita.

    ResponderExcluir
  6. Caro Demarchi,

    fique à vontade... Que bom que gostou.

    ResponderExcluir