segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Monarquia Parlamentar é democrática?



“A democracia representativa que se limitasse a escolher governantes
seria mera fachada liberal de uma triste escravidão política.”- Sampaio Dória

Esta citação ilustra bem a condição atual do sistema Republicano e Presidencialista de governo brasileiro. Querem colocar em nossa cabeça que, por votarmos, vivemos em uma democracia. Temos em mente que por sermos uma república, somos democracia. Mas acontece que no último ranking feito pela revista The Economist, para analisar o estado da democracia em 167 países, o nosso Brasil ficou no desconfortável 47º lugar, na posição entre países com "democracia imperfeita"; enquanto que das 10 primeiras posições, 7 são Monarquias. Veja o quadro abaixo:


Noruega, Dinamarca, Suécia, Nova Zelândia, Austrália, Canadá e Países Baixos
São MONARQUIAS.

A Restauração Monárquica seria a reconquista da Democracia, para um futuro melhor.
Os monarquistas brasileiros desejam que o Brasil retome a sua identidade monárquica, mas evidentemente que em um contexto moderno, Constitucional, Parlamentarista, adaptado ao século XXI.
Observe que a maioria das nações mais desenvolvidas, ricas e modernas do mundo são Monarquias Parlamentaristas. Queremos para o Brasil esse sistema e essa forma de governo, testada e aprovada nos países mais avançados do Primeiro Mundo! Suécia, Noruega, Dinamarca, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Espanha, Reino Unido, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Japão são Monarquias.

A Tradição monárquica brasileira começou desde a vinda de D. João VI, em 1808, e em seguida com a transformação do Brasil em Reino (1815), quando o Rio de Janeiro tornou-se a sede oficial de todo o Império Português.

A partir de 1822, com a Independência, o Brasil passou a ser Império, abandonando gradualmente as características portuguesas – principalmente sob a influência da Imperatriz Leopoldina, austríaca que assumiu totalmente sua identidade brasileira. No reinado do  Imperador D. Pedro II, ocorreu a valorização dos elementos nacionais, como o indígena e a natureza brasileira. Era o Império nacional, único no mundo, cunhando a identidade brasileira.

A ONU (Organização das Nações Unidas) vê o sistema de governo Monárquico/parlamentar, como o melhor a ser implantado em um país. Somos um país essencialmente monárquico, podemos e devemos restaurar o  Império do Brasil.

Então, você ainda vai continuar com o pensamento distorcido e sair repetindo que: República é sinônimo de democracia e que Monarquia é sinônimo de autoritarismo???

Lembrando algumas repúblicas nada democráticas: Cuba, Coréia do Norte, Egito (vide a crise agora), Venezuela, Irã... e são só alguns.

Estou aqui apenas com o intuito de esclarecê-los, caros leitores. O sistema Monárquico-Parlamentar é totalmente possível para o Brasil, e as próximas postagens terão como objetivo fazê-los perceber isso!

_________
Fontes pesquisadas:


11 comentários:

  1. Você só esqueceu de dizer que nesses países (particularmente o Canadá, Grã-Bretanha, entre outros a rainha reina mas não governa), todo o poder está nas mãos do parlamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CONCORDO CONTIGO, SE FOSSE PARLAMENTARISMO NO BRASIL, COMO SERIA COM AQUELE PARLAMENTO SUJO ATUAL?

      Excluir
  2. Entre muitas outras coisas, o querido amigo Cognoscente só esqueceu de lembrar que: neste sistema, o rei detêm o poder de interferir e intervir nos poderes, mas sem ter que exercê-los enquanto não for da vontade do povo; que quem governa são os palamentares e, principalmente, o Primeiro Ministro; que nos outros países (particularmente o Brasil), não existe governo efetivo sem colaboração das bancadas políticas; que em países como o Brasil, o verdadeiro poder de governar está centrado nas mãos dos Congressistas e Senadores.

    Considerando isto, devemos nos perguntar: o que isto tem de mais? Qual a grande diferença? Quer dizer que o poder concentrado nas mãos de Parlamentares é ruim, mas nas mãos de congressistas e senadores não é? E se este sistema representativo não é bom, por que ninguém o modifica, ou pelo menos propõe algo diferente e melhor?

    Caramba... Deve haver algo de muito errado com a população destes sete países citados na postagem, tão bem conceituados por especialistas técnicos, e entre os 10 mais democráticos do mundo. É de se lamentar que esses povos não sejam tão bem instruídos, conscientes e críticos como são os brasileiros. Que vergonha, para eles...

    Além disso, o caro amigo esqueceu de lembrar, também, que o que poderia ser o único tipo de regime democrático - ou sistema de governo - totalmente diferente dos moldes aplicados, desde a antiguidade até hoje, seria a Anarquia. E eu desconheço um país ou nação que seja verdadeiramente Anarquista...

    "Em time que está ganhando não se mexe". Até onde vão os fatos, o Brasil não está ganhando em nada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você fala muita besteira!! Precisas ler mais... muito mais diga-se de passagem.

      Excluir
    2. Comente sobre os pontos que discordou. "Texto sem contexto, é pretexto!"

      Excluir
  3. Caro amigo Cognoscente,

    não, eu não esqueci de mencionar isso! Contudo, para a postagem nao ficar tão grande e enfadonha, preferi criar todo um post APENAS para a questão que você colocou. Entretanto, não quero colocar "os carros na frente dos bois". Tudo em seu tempo. E creio que a questão que você mencionou será uma das próximas a serem abordadas.

    A Rainha, como você bem colocou, reina, mas não governa, pelo simples fato de não ser atribuição sua. Ela é Chefe de Estado, não Chefe de Governo. São cargos diferentes e cada um com sua importante função. Todavia, devo adiantar que seu apontamento de que "todo o poder está nas mãos do Parlamento", não procede, mas é um erro comum. Muitas pessoas pensam assim. Peço que acompanhe as próximas postagens que explicarei melhor o que digo. E muito obrigado pelo comentário! Fique sempre à vontade para comentar, sugerir, tirar dúvidas, etc.

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo Henrique,

    pontuais observações. Seja bem vindo para comentar a hora que quiser!

    ResponderExcluir
  5. Poid é, como foi comentado, acima, numa Monarquia Parlamentar, quem comanda o país é o Parlamento e aí é o "x" da questão: para se pensar em plesbicito e volta da Monarquia e essas coisas, preciso mudar a forma de eleger um Deputado Federal ou o nome que valha num país que tem Monarquia.

    Simpatizo-me pelo voto distrital misto poderia ainda haveria a chance de o eleitor vota realmente naquele candidato para representá-lo no Parlamento mais o candidato de sua região.

    Alguns argumentos deixados Internet afora já estão me convencendo.

    ResponderExcluir
  6. Iniciando as leituras sobre o assunto aqui discutido. De antemão falo que esse post já trouxe muitas coisas novas pra mim. Ótima iniciativa. =)

    ResponderExcluir
  7. " saudações nobre amigo seja bem vindo e convido a nos conhecer e será uma honra conhecer vc e suas ideias estamos juntos trabalhando pelo futuro não de nosso Brasil e sim de nossa sociedade pois cabe a nos fazermos alguma coisa pelo nosso Brasil e se tivesse uma monarquia com certeza teríamos um Brasil que realmente faria tudo por nos sociedade https://www.facebook.com/pages/IBI-Brasil-Imperial-Campinas-SP/316672985034021?ref=hlsaudações
    ***
    https://www.facebook.com/militante.monarquista?ref=tn_tnmn
    1 pagina IBI Campina Imperial Campinas https://www.facebook.com/pages/IBI-Brasil-Imperial-Campinas-SP/316672985034021?ref=hl
    2 pagina sobre logística https://www.facebook.com/pages/log%C3%ADstica-responsabilidade-zelo-limpeza-organiza%C3%A7%C3%A3o/115472668501881?ref=hl
    3 página https://www.facebook.com/pages/noticia-vista-de-um-povo-joao-carlos/195748477122107?ref=hl
    ***
    seja bem vindo e conheça antes de me excluir ok sou de boa não chateio não sou inconveniente respeito esta pagina pois sei que é visitará muito por crianças faça o mesmo respeito o futuro de nossa sociedade.

    1 pagina IBI Campina Imperial Campinas https://www.facebook.com/pages/IBI-Brasil-Imperial-Campinas-SP/316672985034021?ref=hl
    https://www.facebook.com/pages/noticia-vista-de-um-povo-joao-carlos/195748477122107?ref=hl SIM O TEMPO MELHOR POLITICO POVO VER A VERDADE
    Saudações Imperial nobre amigos monarquista gostaria que vc vise esta paginas e redivulgue http://www.paznocampo.org.br/blog/blog_db.asp
    ***
    http://www.circulomonarquicoriodejaneiro.org/2012/12/mensagem-de-natal-e-ano-novo-de-sair-d.htmlsaudações
    "

    ResponderExcluir
  8. vamos todos nos monarquista por identificação uma foto do brasão do império em nossas fotos de apresentação de nossas paginas e se possível usar um broche ou botoo

    ResponderExcluir