sábado, 2 de abril de 2011

Esclarecendo Dúvidas Comuns


Caros leitores, esta postagem nasce do intuito de deixar mais lúcidas nas mentes das pessoas dúvidas comuns entre aqueles que não conhecem muito sobre a Causa Monárquica. Escreverei então sobre duas questões:

1º - Monarquia é retrocesso?
2º - Podemos votar em uma Monarquia Parlamentar?

Gostaria de lembrar que as informações são retiradas do site da Associação Causa Imperial.

 1º - Mas o Brasil já foi uma Monarquia, não seria então um retrocesso se voltássemos a esse sistema de governo?
Pelo contrário! A Restauração Monárquica seria a reconquista da democracia, para um futuro melhor. Evidentemente que essa retomada seria em um contexto contemporâneo, Constitucional, Parlamentarista, adaptado ao século XXI. A maioria das Nações mais desenvolvidas, ricas e modernas do mundo são Monarquias Parlamentaristas. Suécia, Noruega, Dinamarca, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Espanha, Reino Unido, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Japão (dentre muitos outros) são Monarquias. Acontece que mais de um século de preconceito, inclusive no ensino público, induz todos a pensarem que a Monarquia é atraso e que república é progresso. E pode ter certeza, há uma razão para que esse tipo de pensamento seja disseminado.

2º - Com a Monarquia perderemos o direito de votar em nossos governantes?
 Não! Essa é uma confusão muito comum! Na verdade, é um dogma, colocado nas mentes brasileiras em um século de doutrinação. Associa-se república ao voto, a “escolher nossos governantes”, e Monarquia ao poder absoluto. Vemos que isso é ficção, principalmente no caso brasileiro. “Escolher o governante” sempre foi coisa rara na república brasileira, desde as ditaduras militares de Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, nas oligarquias ferozes da “República Velha”, o período da ditadura Vargas, o regime militar de 1964... isso tudo é república!

Na Monarquia Constitucional Parlamentarista, o povo ESCOLHE o governo. Simplesmente porque o sistema de governo proposto é o Parlamentarismo, cujo Estado é representado pelo Imperador, e o GOVERNO é exercido pelo Primeiro Ministro, que representa o partido majoritário no Parlamento, ESCOLHIDO pelo povo.
É infinitamente mais fácil (e perigoso) um golpe de Estado republicano (Ditadura), do que acontecer que um monarca feche o Parlamento e passe a governar por decretos.
 
No caso da república, as famosas MP (Medida Provisória) proporciona um poder quase que absoluto ao chefe do Executivo. Sem falar que o próprio salário mínimo brasileiro, a partir do próximo ano e para os próximos quatro, não passará mais por votação no Congresso, como foi este ano, será por Decreto Presidencial. Ou seja, entender a Monarquia como algo abusivo em relação a poder, e república como algo totalmente democrático, é um engano colossal.

3 comentários:

  1. Moore,

    Já tinhamos falado sobre as duas questões, a primeira eu já tinha melhor conhecimento pelas nossas conversas, e a segunda já tinhamos falado mas eu não tinha tanta clareza

    Muito obrigado pelos esclarecimentos, a cada dia mais eu estou mais interessado nessas causas monárquicas, quem sabe um dia né??? kkkkkk Mas continuarei acompanhando com atenção!!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Questões, no mínimo, esclarecedoras... Muita gente pensa que a Monarquia contraria tudo que é "democrático e livre"... Mal sabem eles que é realmente o contrário...
    E pensar na Monarquia como retrocesso... É praticamente um "sacrilégio". Se for medir os pesos relacionando Monarquia e República no quesito RETROCESSO, com certeza quem vai pesar mais é a República...
    Sensei, muito boa a postagem! Estou acompanhando. =)

    ResponderExcluir
  3. Caro Tronn,

    certo de seus interesses na Causa, torço para que você compreenda tudo de forma clara! Estarei sempre disposto a tirar alguma dúvida.

    Obrigado pelo comentário.

    ---------

    Caro Tiago,

    você está coberto de razão!
    Saudações monarquistas para ti!

    ResponderExcluir