sábado, 16 de julho de 2011

O Império Abolicionista (Parte I)

 
Caros leitores,

muitos hão de estranhar o título desta postagem "O Império Abolicionista", visto que é muito comum escutarmos ou lermos a expressão "O Império Escravista". A intenção desse post então, é apresentar-lhes fatos e argumentos que a doutrinação do ensino republicano não lhe deu chances de conhecer. Como o assunto é interessante e, por que não, polêmico, haverá continuação deste assunto em postagens seguintes.

Antes de mais nada, não houve cidadão mais interessado na abolição dos escravos do que Sua Majestade D. Pedro II (Acompanhe as próximas postagens). Acontece que os escravos, desde a época colonial, formavam a base da economia brasileira. Por mais estranho que possa apresentar-se esta ideia, libertar os escravos sem mais nem menos, sem um plano para tal, levaria o país ao buraco, economicamente.

Já foi dito e repetido neste blog que a propaganda anti-monárquica no pós golpe republicano foi e é muito forte. Pensemos por exemplo que uma das causas da queda do Império foi a abolição da escravidão. A Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel em 13 de maio de 1888, serviu para que os grandes proprietários de terras, donos de escravos, se juntassem ao ínfimo grupo do exército e ajudassem na proclamação da repúplica. Ou seja, sempre pressionou-se o Império a abolir a escravidão. Quando isso aconteceu, um ano depois, a Monarquia sofre um golpe e é derrubada do poder. As pessoas até conhecem isso, mas parece que não raciocinam sobre.

Nas próximas postagens veremos alguns fatos que comprovam a ação abolicionista de D. Pedro, da Princesa Isabel, confrontaremos a criação de personagens idealizados como Zumbi dos Palmares e mostraremos, "por A + B", que o Império era Abolicionista! Aguardem...

4 comentários:

  1. Estou no aguardo pelos detalhes!!! hehehehehehhehe Essa eh interessante mesmo!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Agradeço o interesse, caro Tronn!

    É só aguardar...

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber se em algum momenyo a familia Imperial possiiu escravos e se Pedro II recebeu 40 escravos de heranca como se deu essa heranca se seu pai tambem nao tinha escravos?

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber se em algum momenyo a familia Imperial possiiu escravos e se Pedro II recebeu 40 escravos de heranca como se deu essa heranca se seu pai tambem nao tinha escravos?

    ResponderExcluir