sábado, 26 de fevereiro de 2011

Chefe de Governo x Chefe de Estado (Final)

Estabilidade Política

Segundo a prestigiada revista The Economist um dos principais instrumentos para se medir o nível de democracia de uma Nação, é sua estabilidade política. Será que temos um exemplo de estabilidade política no Brasil? Deixe-me esclarecer um pouco isso com alguns dados:

No período republicano brasileiro, já tivemos mais de 40 presidentes (acumulando os cargos de Chefe de Governo e Estado), com um número igual de mudanças de rumo e outros mais de crises, golpes, ditaduras, além de termos tido ao todo 7 Constituições. Caso estivéssemos em uma Monarquia Parlamentar, teríamos tido, no mesmo período de tempo (mais de um século) apenas três Chefes de Estado depois de D. Pedro II. Isso ilustra bem o que é (ou seria) uma estabilidade política. Além de lembrar, claro, que durante os quase 70 anos de Império brasileiro, existiu apenas UMA Constituição, considerada por muitos, a melhor elaborada até hoje.

Evocando a postagem anterior, lembro que com os cargos separados, o Chefe de Estado (Imperador) seguinte continua as obras e grandes projetos de seu antecessor (pai ou mãe). Haveria uma importante continuidade! Continuidade esta que nem em pensamento há na república, pois o cargo de representante do povo, da Nação, está nas mãos de um Partido, comprometido com suas ideologias e que NÃO representa o povo.

Na imagem que abre esta postagem, você, caro leitor, pode ver, da direita para a esquerda:

Chefe de Estado - Época a qual exerceram (ou teriam exercido) o cargo.
D. Pedro I     → 1822 - 1831
 D. Pedro II    → 1831 - 1891
  D. Isabel (I)   → 1889 - 1921
  D. Pedro (III) →1921 - 1981
   D. Luiz (I)      → 1981 - Hoje

Pois bem, colegas. Encerro aqui as postagens com tema "Chefe de Governo x Chefe de Estado", espero que meu objetivo de esclarecê-los mais sobre o assunto tenha sido atingido sem maiores problemas. O Blog seguirá com postagens curtas, semanais (na medida do possível) e didáticas. Espero seus comentários e mesmo sugestões de postagens sobre temas que por ventura apareçam como dúvidas em suas ideias!

4 comentários:

  1. Pois é Moore, já tá ficando repetitivo, mas parabens... O seu blog está de parabéns, essas postagens curtas, mas com um conteúdo q desperta curiosidade em muitos está muito bem elaborado!!!

    Aguardando o próximo tema!!!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Caro Tronn,

    fico feliz com seu comentário sincero! É assim que pretendo manter a qualidade do Blog, bem como seus objetivos. Se já começou a se tornar repetitivo, é sinal de que acertei ao encerrar a série de três postagens sobre as diferenças entre os cargos!

    Continue sempre visitando o Blog, e comentando, se puder!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Sensei, eu tenho uma sugestão de tema... Poderia começar a falar das aplicações do Poder Moderador e o que este pode influenciar no desenvolvimento do país.
    É um assunto bastante interessante e que, com certeza, muita gente acha que esse Poder Moderador seria "desculpa pra mandar e desmandar do país" (isso eu já ouvi... inclusive até acusações que esse poder que o monarca possui é 1 passo para ser "absolutista").

    Fica aí a sugestão...

    E mais uma vez, gostei muito da postagem. Vamos em frente que muita gente está esclarecendo todas as dúvidas.

    ResponderExcluir
  4. Caro Amigo Gladuriel,

    ótima sugestão de tema. Já era algo que inevitavelmente constaria em postagens. Não sei se será possível já para a próxima, pois estou meio atarefado essa semana e a do Carnaval, mas se não for a próxima, será uma das! ^^

    É uma confusão comum mesmo, sobre o Poder Moderador! Espere que virão boas postagens!
    Agradeço o comentário!

    ResponderExcluir